Sistema de Gestão dos Dados
O sistema de informação do monitoramento da biodiversidade é voltado para captura, integração, compartilhamento, visualização e análise de dados do monitoramento das unidades de conservação federais. Todo o sistema utiliza ferramentas computacionais open source baseadas em padrões internacionais e abertos de interoperabilidade de dados de biodiversidade.Seu principal objetivo é permitir a captura de dados de monitoramento das unidades de conservação realizado em campo, a integração dos dados de todas as unidades monitoradas e a visualização integrada dos dados com mapas, imagens, relatórios e informações de outras fontes disponíveis.
A arquitetura geral do sistema é composta por três camadas básicas (figura ao lado): um banco de dados nas unidades de conservação; uma ferramenta integradora no ICMBio; e um portal para visualização e análise. Em toda arquitetura, sempre que possível, os sistemas serão desenvolvidos adaptando ferramentas computacionais disponíveis do Global Biodiversity Information Facility – GBIF e do portal de biodiversidade Atlas of Living Australia – ALA.
A estrutura do sistema de informação de dados apresentada aqui foi desenvolvida para receber e gerir os dados oriundos do monitoramento nas UCs dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. A utilização desta estrutura em outros programas depende ainda de articulações internas e com parceiros externos.
- Fornecer às Unidades de Conservação ferramentas de software que possibilitem inserir, importar e gerenciar os dados de ocorrência relativos ao monitoramento da biodiversidade;
- Fornecer mecanismos de transmissão e publicação dos dados locais de forma a torna-los disponíveis ao Sistema de Integração dos dados registrados.
A definição da arquitetura de software, assim como a seleção das ferramentas utilizadas no Sofware de Gestão Local foi realizada considerando vários requisitos. É um ambiente que utiliza ferramentas freeware, portáveis e independentes de plataforma e que não exijam muito poder computacional. Tais requisitos têm como principal objetivo permitir que o software seja instalado e executado em ambientes diversificados, sob vários aspectos.

Figura: Visão geral da arquitetura computacional do Portal de Dados do monitoramento.
Saiba mais:
O Sistema de Informação do Monitoramento da Biodiversidade foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Monitoramento da Biodiversidade com Relevância ao Clima, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Biodiversidade e Florestas (MMA/SBF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Agência de Cooperação Alemã para Desenvolvimento (GIZ). Todo o seu planejamento e desenvolvimento técnico teve como parceiro fundamental a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).
Redes Sociais